Mesmo com pandemia, TCE-PR amplia em 80% capacitações no 1º semestre

No primeiro semestre de 2020, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná registrou 40.664 inscrições em seus cursos de capacitação, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Esse número representa crescimento de quase 80% em relação às 22.650 inscrições anotadas pela EGP no período entre janeiro e junho de 2019.

O resultado só foi possível graças à plataforma de educação a distância EGP Online, que recebeu 47 novos cursos entre janeiro e junho, compensando a impossibilidade de realização de eventos presenciais, que foram suspensos a partir da segunda quinzena de março, seguindo recomendação das autoridades de saúde com o objetivo de combater a disseminação do novo coronavírus.

“A EGP se adaptou rapidamente às dificuldades impostas pelo trabalho remoto e às novas plataformas de transmissão”, informa Hélio Gilberto Amaral, diretor da unidade de educação institucional do TCE-PR.  “Realizamos diagnósticos, mapeamos novos processos de trabalho e dividimos os servidores da EGP em equipes de atendimento conforme a nova realidade de capacitação a distância”, completa.

Para manter as capacitações, a EGP intensificou a utilização das lives, transmissões ao vivo por meio de seu canal no YouTube. Essa plataforma foi utilizada, com ótimos resultados, em palestras e debates de temas relacionados às medidas legais de enfrentamento à Covid-19 – como a responsabilização dos agentes pelas compras públicas realizadas – e também na orientação sobre ações administrativas que os gestores podem tomar para coibir o recebimento indevido do auxílio emergencial do governo federal por servidores públicos.

A EGP também intensificou a divulgação dos cursos online por meio de seus perfis no Facebook e no Instragram. Além dessas redes sociais – nas quais são utilizadas publicações criativas e direcionadas ao público-alvo, com o objetivo de aumentar visualizações e compartilhamentos – a unidade utiliza listagem de e-mails direcionados.

Referência

Os excelentes resultados do primeiro semestre consolidam a escola do TCE-PR como referência na capacitação a distância entre as cortes de contas brasileiras. Prova disso é que boa parte dos inscritos é de fora do Paraná. O portal da EGP na internet oferece atualmente 150 cursos e palestras nessa modalidade, permanentemente renovados e atualizados.

Gratuitos e ministrados por especialistas, os cursos do Tribunal de Contas oferecem capacitação nas principais áreas da administração pública, incluindo Contabilidade, Administração, Direito, licitações e contratos, atos de pessoal e transferências voluntárias de recursos, entre outros temas.

Autor: Diretoria de Comunicação Social

Fonte: TCE/PR